BrasilDestaquesExecutivoRio Grande do Norte

Prefeitos Dr. Cleiton, Babau e prefeita Larissa Rocha acompanham visita de Bolsonaro ao Rio Grande do Norte e diz que estão “fechados” com o presidente

“Estamos todos fechados com Bolsonaro e, se Deus quiser, ele será reeleito presidente para dar continuidade ao acervo de obras que vem executando no país inteiro”, afirmou Dr. Cleiton Jácome.

A passagem do presidente da República pelo Rio Grande do Norte, nessa quarta-feira (09), foi prestigiada por muitas lideranças políticas. Os prefeitos de Venha-Ver, Dr. Cleiton (PL), Babau de Marcelino Vieira e Larissa Rocha de Tenente Ananias compareceram na cerimônia alusiva à chegada das Águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte em Jardim de Piranhas.

Em evento com tom de campanha, minutos antes de discursar, o chefe do Executivo foi homenageado com uma música ao som de sanfona pelo prefeito de Jardim do Seridó, Amazan (PSD), que fez um trocadilho com o nome “Messias”, segundo nome do presidente. Ele comparou Bolsonaro a “Jesus” ao levar água para o Nordeste por meio da transposição.

cleiton1 - Prefeitos Dr. Cleiton, Babau e prefeita Larissa Rocha acompanham visita de Bolsonaro ao Rio Grande do Norte e diz que estão “fechados” com o presidente

Em contato os gestores de Marcelino Vieira, Venha-Ver e Tenente Ananias reafirmaram que estão fechados com o presidente em 2022.

“Estamos todos fechados com Bolsonaro e, se Deus quiser, ele será reeleito presidente para dar continuidade ao acervo de obras que vem executando no país inteiro”, afirmou Dr. Cleiton Jácome.

 

A prefeita Larissa também agradeceu :  ”Gratidão e emoção foram as palavras do dia. Obrigada, Presidente Bolsonaro e Ministro Rogério Marinho por olhar com tanto carinho o nosso estado.” Comentou a gestora.

273688532 4812246468861699 7782352402007416068 n.jpg? nc cat=103&ccb=1 5& nc sid=730e14& nc ohc=frojcR0d45cAX9ipH2M&tn=eQcYGxasIk2SSrrO& nc ht=scontent.fjdo2 1 - Prefeitos Dr. Cleiton, Babau e prefeita Larissa Rocha acompanham visita de Bolsonaro ao Rio Grande do Norte e diz que estão “fechados” com o presidente

Transposição

O sonho de garantir água em quantidade e qualidade para o semiárido nordestino vai virar realidade. Após mais de 13 anos de espera, os eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco foram concluídos com a chegada das águas do Velho Chico ao Rio Grande do Norte, o último estado da transposição.

“Foi este Governo que deu operacionalidade ao Projeto São Francisco. Quando assumimos, apenas 31,54% das estruturas do Eixo Norte tinham condições de operar e as águas sequer haviam saído do estado originário, Pernambuco. Fomos nós que garantimos os investimentos e as condições para que elas chegassem ao Ceará e ao Rio Grande do Norte. Muito do que havia sido construído estava praticamente abandonado, sem uso, se deteriorando”, afirma o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Não medimos esforços para resolver problemas, corrigir erros estruturais, recuperar e retomar obras. E hoje, podemos dizer que 100% dos dois eixos (Norte e Leste) estão operacionais e que as águas do São Francisco finalmente chegaram aonde já deveriam estar há muito tempo.”

Desde 2019, o Governo Federal investiu R$ 3,49 bilhões para que água do São Francisco pudesse chegar ao Ceará e ao Rio Grande do Norte e, também pelo Eixo Norte, à Paraíba – o estado já é atendido, desde 2017, pelo Eixo Leste. Isso representa 25% de tudo que foi alocado na obra, uma média anual de R$ 1,16 bilhão, a maior entre todas as gestões do Governo Federal.

“Para nós, é um acontecimento extraordinário e justifica tudo o que foi feito. Todo o trabalho, todo o esforço e todo o suor coletivo, porque esta é uma ação do Estado brasileiro, é fruto da determinação, da priorização dada pelo presidente Bolsonaro, que não mediu esforços para dar a condição de chegarmos a esse momento. Um momento em que nós, literalmente, abraçamos o Nordeste brasileiro, com ações efetivas de mudanças estruturais”, destaca Marinho.

Além de concluir e colocar em operação todo o Eixo Norte, o Governo Federal iniciou um novo ciclo, retomando o projeto original da transposição e, com isso, um compromisso feito com a população de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Três projetos foram priorizados: o Ramal do Agreste, maior obra hídrica de Pernambuco, foi concluído em 2021, com 99% da obra e do repasse de recursos executado pela atual gestão. Além disso, foram iniciadas as obras do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte, e lançada a licitação para construção do Ramal do Salgado, no Ceará.

O MDR também trabalha para levar as águas do Rio São Francisco ainda mais longe. O Governo Federal está investindo para garantir que cerca de 3 mil quilômetros de canais e adutoras levem água a outras regiões do semiárido nordestino. Além dos quatro estados originais da transposição (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte), essas estruturas vão atender outros estados, como Alagoas, Sergipe e Bahia. Entre as obras em execução estão o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), as Vertentes Litorâneas da Paraíba, a Adutora do Agreste Pernambucano e o Canal do Xingó, em Sergipe. Já o Ramal do Piancó, na Paraíba, o Sistema Seridó, no Rio Grande do Norte, e o Canal do Sertão Baiano estão com estudos e projetos em desenvolvimento. E no estado de Alagoas, o Governo Federal concluiu e entregou o quarto trecho do Canal do Sertão Alagoano.

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo