Abandono e Descaso: Estrutura do Polo UAB em Coremas choca secretária de educação
A estrutura do Polo, que deveria ser um ponto de fomento ao ensino superior na cidade, está em completo abandono, com diversas condições precárias que comprometem a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.
Nesta sexta-feira (3), a recém nomeada Secretária de Educação de Coremas, Maria Edna, fez uma visita in loco ao Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e ficou chocada ao constatar a situação deplorável do local. A estrutura do Polo, que deveria ser um ponto de fomento ao ensino superior na cidade, está em completo abandono, com diversas condições precárias que comprometem a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.
Durante a inspeção, Maria Edna encontrou salas mal cuidadas, materiais e equipamentos em péssimo estado, além de sinais de descaso geral com o espaço que abrigou os alunos do programa. O local, que deveria ser um ponto de desenvolvimento educacional e uma oportunidade de crescimento para os jovens de Coremas, está em completo estado de abandono.
O mais estarrecedor, no entanto, é que essa situação não é resultado de uma falha temporária, mas de anos de negligência por parte da gestão do ex-prefeito Irani Alexandrino, que teve a responsabilidade de zelar por esse patrimônio educacional durante seu período à frente da Prefeitura.
A administração de Irani Alexandrino, que deveria ter priorizado a educação como um dos pilares para o desenvolvimento do município, falhou em manter as condições mínimas permitidas para que os alunos necessitassem de um ambiente de estudo digno. Em vez disso, o ex-prefeito deixou para trás uma estrutura precária, que agora precisa ser resgatada pela gestão do atual prefeito, Edilson Pereira, que, ao tomar ciência da situação, afirmou estar profundamente chocado e garantido que medidas urgentes serão garantidas para restaurar
O prefeito Edilson Pereira, ao ser informado sobre o estado da unidade, expressou seu profundo lamento e garantiu que medidas imediatas seriam tomadas para solucionar o problema. Em uma declaração, o prefeito destacou a importância de resgatar a confiança da população na educação pública, afirmando que a situação do Polo UAB em Coremas é inaceitável e afirmou que a gestão municipal não poupará esforços para melhorar a infraestrutura do Polo UAB, garantindo um espaço adequado para os alunos.
A visita de Maria Edna e o pronunciamento de Edilson Pereira geraram um forte movimento de mobilização. A expectativa é que, com o apoio da gestão municipal e dos órgãos responsáveis pela educação superior, o Polo UAB de Coremas passe por reformas urgentes, oferecendo assim melhores condições para os alunos, professores e todos os envolvidos no processo educativo. O objetivo é que a estrutura seja revitalizada e volte a ser um ambiente digno e adequado.
Fonte : FábioKamoto