


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou a secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton, para se filiar ao Partido dos Trabalhadores, movimento que pode representar mais uma baixa no PSB paraibano. O cenário de mudanças partidárias ganhou força nesta quarta-feira (28), quando o pré-candidato a deputado federal Jhony Bezerra anunciou oficialmente sua desfiliação da legenda socialista.
A informação sobre o convite a Pollyanna foi repassada por um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Pernambuco, que participou do encontro entre o presidente e a secretária durante o 14º Encontro Nacional do MST, realizado na última sexta-feira (23), em Salvador. O diálogo reforçou a aproximação política entre Lula e a gestora paraibana.
Segundo relatos feitos à reportagem, Pollyanna é vista como um nome estratégico e um possível trunfo eleitoral do PT na Paraíba. Ainda de acordo com as informações, um assessor do presidente, identificado como Wagner Caetano, afirmou que Lula pretende conversar com o governador João Azevêdo (PSB) para que ele libere Pollyanna da sigla, viabilizando sua filiação ao PT.
Durante o encontro, João Paulo, uma das principais lideranças nacionais do MST, destacou que Pollyanna é considerada um grande quadro político da Paraíba, com trajetória marcada pela defesa de políticas sociais e forte alinhamento com as pautas históricas do governo federal e dos movimentos populares.
O convite ocorre em meio às articulações para as eleições de 2026. Atualmente no PSB, Pollyanna é pré-candidata a deputada federal e comanda a Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba. Em Salvador, Lula relembrou políticas públicas implementadas por ela enquanto prefeita de Pombal e ressaltou a relevância do seu nome no atual cenário político paraibano, afirmando que o futuro do estado também passa por sua atuação.
Na ocasião, Pollyanna ressaltou o compromisso histórico do presidente Lula com a Paraíba e com o Brasil, destacando o diálogo mantido sobre o passado, o presente e o futuro do estado. Procurada pela reportagem, a secretária afirmou que irá se pronunciar nos próximos dias sobre o encontro e sobre as informações envolvendo o convite para se filiar ao Partido dos Trabalhadores.

