Bizarro: conheça a mulher que afirma ser a dona do Sol, e quer cobrar seu uso
O Sol é uma estrela de vital importância para os planetas que fazem parte do sistema solar. Fornece energia, calor e luz, para que, junto com a água, a vida se desenvolva mais facilmente.
Mas você sabia que a espanhola María Angeles Durán possui desde 2010 um suposto documento que a certifica como legítima proprietária da estrela?
“Sou proprietária do Sol, estrela de tipo espectral G2, que se encontra no centro do Sistema Solar, situada a uma distância média da Terra de aproximadamente 149.600.000 km”, afirmou a senhora ao jornal ‘La Voz de Galicia’, que publicou a notícia em 2010.
De acordo com o jornal DN, os funcionários do cartório não encontraram nenhuma lei que os impedia de registrar a mulher como proprietária do Sol. De acordo com Maria, há uma lei internacional na qual nenhum país pode se apoderar de corpos celestes, mas não vincula isso às pessoas comuns.
E María ainda tenta ganhar dinheiro de alguma forma:
“O dinheiro que estou reivindicando é para que o governo pague impostos para adultos, invista em saúde e em pessoas economicamente desfavorecidas. Também uma parte seria para meu uso pessoal”.
María tem um website, onde ainda tenta vender “parcelas” do Sol (não sabemos se alguém comprou).
“De acordo com a lei internacional, qualquer indivíduo que compre uma parcela de energia solar é legalmente seu proprietário e está autorizado a usar sua propriedade como entender. Uma escritura legal e um certificado de título são emitidos para cada proprietário de lote do Sol, tornando-o um presente ideal”, diz no seu website.
Segundo o jornal El Mundo, em 2015, o site de compras eBay foi processado por Maria por não autorizar a venda dos terrenos solares. Como defesa, o eBay alegou que “a venda de Durán tem todos os critérios necessários para ser uma fraude, porque o Sol não pode ser tocado ou transportado. O Sol, como qualquer estrela, é uma gigantesca bola de gás quente, composta por cerca de 70% de hidrogénio e cerca de 28% de hélio. Logo, não existem terrenos no sol.”