BrasilCearáDestaques

Chá milagroso leva fiéis a retirar ladrilhos de estátua de São Francisco em Canindé, no Ceará; VEJA VÍDEO

Um vídeo flagrou uma mulher retirando ladrilhos da base da estátua, que já está danificada em razão da nova prática dos fiéis. O caso ocorreu no último fim de semana, após inauguração da primeira etapa Complexo Comercial e Revitalização do entorno da estátua.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher arrancando ladrilhos da base da estátua de São Francisco das Chagas, em Canindé, no Ceará. O caso ocorreu no último domingo (14), apenas dois dias após a inauguração da primeira etapa do Complexo Comercial e Revitalização do entorno do monumento, entregue pelo Governo do Estado na sexta-feira (12). O espaço, localizado ao lado da estátua, conta com centro de compras e restaurantes.

De acordo com a Área Pastoral São Pedro da Paróquia São Francisco das Chagas, a ação estaria relacionada a um boato que se espalhou na cidade, segundo o qual os ladrilhos, quando usados em chás, teriam propriedades curativas. A suspeita é de que alguns fiéis estariam retirando os pedaços do monumento em busca de possíveis benefícios. A identidade da mulher registrada no vídeo ainda não foi confirmada.

A estátua de São Francisco das Chagas, localizada no Alto do Moinho, é uma das principais atrações turísticas e religiosas do Ceará. Com 125 degraus que levam a um mirante para até 15 pessoas, o monumento foi criado pelo artista cearense Deoclécio Soares Diniz, conhecido como seu Bibi. A grandiosidade da obra atrai milhares de visitantes, especialmente durante a tradicional romaria em homenagem a São Francisco.

A Prefeitura de Canindé repudiou a prática, classificando-a como ato de vandalismo e ressaltando que o gesto “não representa fé, mas sim dano ao patrimônio público”, passível de sanções legais. A gestão informou que já vem investindo em melhorias de infraestrutura, iluminação, jardinagem e segurança no entorno, além de estar elaborando um projeto de proteção controlada para garantir a preservação do monumento sem restringir o acesso dos devotos.

O padre Francisco, da Área Pastoral São Pedro, reforçou que a Igreja irá intensificar o trabalho de conscientização junto aos fiéis e turistas para que respeitem o patrimônio religioso e cultural. Neste ano, a romaria de São Francisco das Chagas acontece entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro, período em que Canindé recebe milhares de devotos de várias partes do Brasil.

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo