Lula virá a Pernambuco em outubro para autorizar retomada da Transnordestina com R$ 1 bilhão em investimentos
O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape está paralisado desde 2016, após ter sido excluído do traçado durante o governo Jair Bolsonaro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Pernambuco em outubro para dar a ordem de serviço que marca a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina no Estado. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape está paralisado desde 2016, após ter sido excluído do traçado durante o governo Jair Bolsonaro.
Com recursos garantidos no novo PAC, a recuperação começará pelos lotes 4 e 7, que somam quase 130 quilômetros de extensão entre Custódia–Arcoverde e Cachoeirinha–Belém de Maria, com investimentos próximos de R$ 1 bilhão. A obra é considerada estratégica para o Nordeste e deve ser concluída entre 2026 e 2027.
Segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, além da retomada da ferrovia, estão previstos seminários regionais e a inclusão de polos logísticos no interior, como Salgueiro e Altinho, que podem receber entrepostos de carga e portos secos. Também há estudos para reativar a ligação Petrolina–Salgueiro, integrando o Polo de Fruticultura do São Francisco à malha ferroviária nacional.
Fonte: BJ1
 
 

 
						


