PAU DOS FERROS: Escolas do município iniciam as aulas em sistema híbrido e recebem alunos
A programação do calendário de ensino do Município foi dividida em etapas e incluem ações de sensibilização, formação sobre protocolos sanitários, avaliação dos níveis de aprendizagem e volta escalonada por séries às aulas presenciais.
As aulas presenciais da Rede Pública Municipal de Pau dos Ferros foram retomadas nesta segunda-feira (04). A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), informa que o retorno está sendo escalonado e gradual. Portanto, nesta primeira etapa, as escolas funcionarão com 50% da capacidade e de forma híbrida.
A programação do calendário de ensino do Município foi dividida em etapas e incluem ações de sensibilização, formação sobre protocolos sanitários, avaliação dos níveis de aprendizagem e volta escalonada por séries às aulas presenciais.
O retorno está sendo escalonado e gradual. Isso significa que, a cada semana representará uma etapa, com inserção de novas classes, até alcançar todas as séries. A previsão é que até o final do ano, todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já tenham retornado às aulas presenciais, mas mantendo um esquema de rodízio semanal.
Atualmente, a rede conta com 908 crianças matriculadas na Educação Infantil, sendo 393 em creches e 515 na pré-escola. Com a pandemia, houve por parte da gestão preocupação com a evasão escolar, o que fez com que a SEDUC buscasse alternativas e ferramentas para que os alunos continuassem recebendo conhecimento. “No ensino infantil não tivemos evasão. As crianças, durante esse período, tiveram aulas síncronas e assíncronas. Retornamos às aulas presenciais trabalhando com escalonamento, com grupos de crianças que assistem aulas presenciais em uma semana, e na outra remotamente. Todos são atendidos”, explica a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Aparecida Souza.
A Coordenadora Pedagógica ainda explica que a nova realidade trouxe desafios ao corpo técnico e docente, tendo que driblar as dificuldades encontradas. “As estratégias foram muitas. Reunião com as famílias, equipe gestora, equipe da SEDUC e equipe de nutricionistas, para ver a situação da merenda escolar. Tudo foi alinhado para adequarmos as crianças à nova realidade”. Os profissionais da educação passaram por formação sobre os protocolos sanitários e criação de projeto pedagógico.
ADEQUAÇÃO DAS ESCOLAS PARA RECEBER OS ALUNOS
Para receber os alunos, as escolas municipais passaram por adequações nas estruturas e intervenções nos espaços para cumprir as medidas sanitárias e evitar a propagação do novo coronavírus.
MODELO HÍBRIDO
As aulas serão aplicadas em um sistema híbrido e simultâneo, ou seja, os alunos que estiverem em casa poderão acompanhar todo o conteúdo pela plataforma digital, e os demais estarão na sala de aula.
CONFIRA O PLANO DE TRABALHO E ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES HÍBRIDAS
EDUCAÇÃO INFANTIL
AULA – 07:00 ÀS 09:45 REFEIÇÃO – 09:45 ÀS 10:00 INTERVALO DOCENTE – 10:00 ÀS 10:20 PERÍODO PARA ATENDIMENTO REMOTO – 10:20 ÀS 11:30
ENSINO FUNDAMENTAL
1º HORÁRIO – 07:00 ÀS 07:35 2º HORÁRIO – 07:35 ÀS 08:10 3º HORÁRIO – 08:10 ÀS 08:45 INTERVALO PARA O LANCHE EM SALA DE AULA – 10 MIN 4º HORÁRIO – 08:55 ÀS 09:30 5º HORÁRIO – 09:30 ÀS 10:05 INTERVALO PARA O PROFESSOR – 20 MIN ATENDIMENTO / PLANEJAMENTO REMOTO – 10:25 ÀS 11:25
Vale lembrar que para complementar a carga horária do estudante que está com aulas presenciais, é feita por meio das tarefas enviadas para casa. Além disso, o ensino remoto continua ocorrendo sem nenhuma alteração de carga horária. O escalonamento será feito por grupos semanalmente, a depender do número de alunos e da capacidade das respectivas salas de aulas.
Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.