Prefeito eleito de Vieirópolis, Thially Aristóteles, visita mineradora que gera emprego e renda no município
A matéria-prima foi descoberta em Vieirópolis há vários anos, e após o início da extração pela mineradora Ganistone, o empreendimento tem gerado certa de 75 empregos diretos, além de renda e impostos para o município.
O prefeito eleito de Vieirópolis, Thially Aristóteles (PSB), esteve visitando as instalações da empresa Granistone Amazon que tem feito a extração de mármore e granito na zona rural de Vieirópolis.
A matéria-prima foi descoberta em Vieirópolis há vários anos, e após o início da extração pela mineradora Ganistone, o empreendimento tem gerado certa de 75 empregos diretos, além de renda e impostos para o município. A fabricação de granito e mármore envolve a extração, corte e transformação dos materiais em chapas e outros produtos.
Extração
O granito e o mármore são extraídos de jazidas, que são reservatórios naturais de rochas em grandes montanhas. A extração é feita com equipamentos especializados, como guindastes e extratores, e ferramentas como brocas diamantadas, marteletes e hidrobags.
Corte
Os blocos de granito retirados da jazida são cortados em blocos menores e fatias, também com ferramentas como fio diamantado.
Transformação
Os blocos de granito são transportados para indústrias, onde são transformados em chapas com diferentes acabamentos, como polido, levigado e escovado.
O granito é formado quando o magma resfria lentamente no interior da crosta continental, o que permite o crescimento dos minerais e a formação de uma textura fanerítica. O mármore é uma rocha metamórfica, originada a partir do calcário que é exposto a altas temperaturas e pressão.
“Fico muito feliz em visitar a empresa o que tem gerado arrecadação de impostos e empregos para a população vieiropolense”, afirmou o prefeito eleito Thially.