A Prefeitura de Monte Horebe, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias da gestão, realizou neste sábado (02) uma ação em homenagem ao dia de conscientização mundial do autismo. O evento inicial aconteceu no centro da cidade com uma caminhada e panfletagem e se estenderá durante toda a semana com palestras e atividades encerrando na próxima sexta-feira (08).
“Em Monte Horebe, temos alguns dispositivos que ofertam o atendimento à pessoa com autismo. É muito importante ter um olhar cuidadoso não só com o público infantojuvenil, mas com todas as idades, atendendo a demanda do município e promovendo a inclusão”, disse o prefeito Marcos Eron.
“Conscientizar é abraçar realidades, e o nosso papel como Cidade Educadora é sempre trazer conhecimento de maneira acessível e acolhedora, promovendo políticas públicas inclusivas e equitativa para a nossa população!”, finalizou o gestor.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades na comunicação, comportamentos repetitivos e restritos que afetam a interação social e a aprendizagem. Antigamente, o autismo era compreendido como esquizofrenia e após a publicação de alguns artigos, em 1980 foi considerado um transtorno distinto. A noção de autismo como um espectro só foi desenvolvida em 2013.
De acordo com a Lei 12.764/12, é direito da pessoa com TEA o acesso às políticas públicas, incluindo educação especial, assistência social e saúde. Embora não exista cura, existem tratamentos diversos atualmente e com o apoio adequado podem colaborar e muito para a sociedade.
Ver essa foto no Instagram