São Francisco é agraciada com 1º lugar no prêmio “Cidades Excelentes” promovido pela Rede Bandeirantes
A premiação é definida com base em critérios objetivos, por meio do acompanhamento dos dados registrados nos sistemas oficiais de acompanhamento do desempenho dos municípios em vários setores. Esta conquista é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido, zelando sempre pelo bem estar da população.
Disputando entre os 223 municípios paraibanos, a Gestão Municipal de São Francisco recebeu o 1º lugar a nível Estadual como referência na categoria Educação, cidades menores que 30 mil habitantes. Trata-se de um prêmio nacionalmente respeitado, sendo considerado o “Oscar” da gestão municipal. A premiação é definida com base em critérios objetivos, por meio do acompanhamento dos dados registrados nos sistemas oficiais de acompanhamento do desempenho dos municípios em vários setores. Esta conquista é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido, zelando sempre pelo bem estar da população.
O prefeito Geroncio Júnior esteve presente à solenidade de entrega do prêmio, na manhã desta terça-feira, 28, que aconteceu no Holanda’s Prime, em Tambaú, João Pessoa e contou com a presença de autoridades e dos gestores agraciados e agradeceu a premiação. “Existem ainda muitos desafios a serem vencidos, mas isso mostra que a gente está no caminho certo”.
Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
São Francisco tem-se destacado em muitos destes indicadores, levando-se em conta o esforço da gestão municipal em melhorar a qualidade de vida da população em setores como educação, saúde e mobilidade urbana.
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do sistema de televisão bandeirantes, onde seu principal objetivo é reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.
Todas as cidades brasileiras foram automaticamente inscritas na premiação e foram separadas três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local.