A prefeita eleita do município de São Domingos (PB), Adeilza Soares (PL), está sendo alvo de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije’s) que pede a cassação do seu diploma por suposto abuso de poder econômico e outras irregularidades durante as Eleições 2020. Além dela, a vice-prefeita Marina Martins também é ré no processo.
As ações foram protocoladas na 31ª Zona Eleitoral pelo Partido Cidadania, através do Promotor de Justiça da Promotoria Eleitoral e do advogado Francisco Abrantes. Adailza venceu as eleições com 50,37% dos votos contra 49,63% do concorrente Leonardo Alves, isto é, uma diferença de apenas 20 (vinte) votos.
Procurado pela redação do Blog do Fábio Kamoto, o advogado se limitou a afirmar que as duas ações estão tramitando em apenso perante a justiça eleitoral de Pombal, e tem total chance de procedência para cassar a chapa da prefeita eleita e sua vice.
Acredita-se que as ações eleitorais podem trazer novos capítulos na política de São Domingos, obrigando a realização de novas eleições municipais em caso de aceitação das denúncias pela justiça eleitoral.