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INOVAÇÃO: Saúde de Pau dos Ferros inova e lançará aplicativo para agilizar marcação de consultas

A prioridade do aplicativo é facilitar o acesso a todas as consultas nas UBS da  cidade. Os procedimentos serão marcados pelo celular, o que trará mais  agilidade ao atendimento e mais benefícios à população

Uma das grandes prioridades da gestão é melhorar os serviços de saúde  prestados à população, buscando dar sempre mais dignidade ao cidadão que  busca ser atendido pelo município. Nessa perspectiva, foi pensando na  otimização desses serviços que a prefeitura fará a implantação do aplicativo  Minha Vez, a partir de junho, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro  São Geraldo, os moradores de Pau dos Ferros poderão agendar uma vaga  para a fila de consultas UBS através do celular.  

A prioridade do aplicativo é facilitar o acesso a todas as consultas nas UBS da  cidade. Os procedimentos serão marcados pelo celular, o que trará mais  agilidade ao atendimento e mais benefícios à população, sobretudo a mais  carente. Este aplicativo segue o conceito de desburocratização e facilitação da  vida dos munícipes, dando um novo ritmo no atendimento na Saúde de Pau  dos Ferros. 

Para quem não tem acesso à internet todos os demais canais continuarão  funcionando normalmente, com acesso a todas as vagas disponíveis, sendo  mantida a marcação presencial das consultas. Vale salientar que não existem  vagas reservadas ou exclusivas do aplicativo. Ele será apenas mais um canal de  atendimento para o usuário municipal. 

O que é o Minha Vez? 

O Minha Vez – Sistema, é um software que está trabalhando para melhorar a  saúde pública e privada do nosso País. Filas são um problema constante nas  Unidades de Saúde dos nossos municípios, e esse Software veio para dar  conforto e comodidade para você, cidadão. 

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Como usar o app 

O app Minha Vez estará disponível para download gratuito no Google Play,  quem for usuário de Android. Já para usuários IOS (iPhone), eles devem baixar  diretamente do site. Para utilizar o aplicativo pela 1ª vez, basta realizar o  cadastro com as informações necessárias e realizar o login.

Além do agendamento de acesso a fila para consultas e exames, o Minha Vez  possibilita que o usuário acompanhe todos os procedimentos agendados, pré agendados ou em fila de espera. Nos dois primeiros casos, serão fornecidos a  

data, o horário, o nome da unidade e o endereço em que a consulta ou o  exame será realizado.  

O Minha Vez conta ainda com um espaço de perfil em que a pessoa consegue  inserir ou atualizar seus dados de telefone e e-mail, fundamentais para a saúde  municipal conseguir manter contato com o paciente. No Minha Vez há também  o cartão SUS virtual que, a partir de agora, fica no celular do usuário. Isso evita  

que se criem novos cadastros, em casos de esquecimento, e impede a  duplicidade de dados. 

Minha Vez, o app nascido e criado em Pau dos Ferros 

A sensibilidade de observar as problemáticas existentes em nossa sociedade é  um olhar que poucos possuem. E foi não só por ter esse olhar, mas também por  sentir na pele, que Vinícius Carneiro, pau-ferrense, de 26 anos, precisou de uma  endoscopia e, para realizar o exame, teve que enfrentar as longas filas da central  de marcação municipal. Em sua primeira tentativa, chegou às 5h da manhã e  não tinha mais vagas. Em sua segunda tentativa, chegou às 3h da manhã, sendo  a 9º pessoa de uma fila para somente 15 vagas. Na peregrinação em busca do  exame, ao conversar com as pessoas da fila, ficou indignado ao saber que os  cidadãos chagaram na central às 22h para garantir um lugar na fila e ser um dos  primeiros a pegar o limitado número de fichas que eram disponibilizadas. Esse  acontecimento ficou registrado na memória, sendo um dos principais motivos  para a criação do aplicativo. 

Formado em Ciência Contábeis que, paralelo aos cálculos financeiros, também  era aluno de Analises e Desenvolvimento de Sistemas – ADS, no Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no  Campus de Pau dos Ferros. Na conclusão do curso, Vinícius propôs ao seu  orientador, o Me. Prof. Jeferson Queiroga, a orientá-lo a desenvolver uma nova  linguagem de programação que não víamos na grade curricular do curso, e em  2019 nasceu a ideia dos primeiros passos para desenvolver o Minha Vez. “A  experiência ruim eu já tinha vivido. Transformei o lado negativo da situação na  solução para que mais pessoas não passassem pelo que eu passei. A ideia é  propor um projeto que possa beneficiar não só a população de Pau dos Ferros,  mas a sociedade também. Virou minha principal motivação, além de visualizar  uma oportunidade de empreender com responsabilidade social”, explicou  Vinícus. 

Vantagens ao usar o Minha Vez 

– Marcação da ficha sem sair de casa;

– Aviso por notificação do início dos atendimentos, onde não precisará chegar lá  no começo do dia, pois o app mostrará o andamento da fila e a sua posição; 

– Visualizar a quantidade de fichas disponíveis e, se não houver mais fichas, não  perderá tempo se deslocando ao local; 

– Comodidade, pois fará tudo de casa e evitará, por exemplo, idas  desnecessárias a unidade; 

– Poderá visualizar a grade de profissionais de cada unidade; 

– Acompanhamento dos seus agendamentos, sem precisar escrever em papéis  o dia e a hora, e/ou acabar esquecendo do atendimento, pois o app avisará sobre  esse agendamento. 

– Não terá mais que passar a noite em claro para conseguir um atendimento; 

– Não terá mais incômodo em permanecer no local em horário indevido, correndo  riscos de assaltos, pois não precisará estar em um lugar “deserto” altas horas da  noite; 

– Evitará aglomerações, principalmente nessa época de pandemia. 

Vantagens para o município que usa o Minha Vez 

– Organização das pessoas que estão na fila; 

– Controle e gerenciamento dessas filas, evitando os tumultos e brigas geradas  nas unidades; 

– Controle e gerenciamento das Consultas, Autorizações e Exames ofertados  pelo município; 

– Emissão de relatórios para confirmação de informações e auditorias; – Evitar uso desnecessário de papel; 

– Evitar aglomerações; 

– Melhorar o arquivamento das informação;

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

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