DestaquesParaíba

Câmara de São Francisco aprova projeto que cria cursinho solidário para alunos de baixa renda

Durante a votação do projeto, o vereador Iarly Vanderlei destacou que a proposta é uma chance para os jovens da cidade que não têm condições de pagar um cursinho particular e que sonham em entrar em uma universidade.

Os vereadores do município de São Francisco aprovaram por unanimidade, na última sessão, um projeto de lei de autoria do vereador Iarly Vanderlei (Podemos), que propôs a criação de um cursinho solidário voltado a alunos de baixa renda de São Francisco. A intenção é criar mecanismos para que estudantes se prepararem para vestibulares e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

De acordo com a justificativa do projeto, a ampliação de meios que busquem a inserção do estudante nível médio ao superior é importantíssima para o seu crescimento, avaliando sua condição como sujeito cultural, social e político que busca pela sua formação.

A necessidade do entendimento das condições existentes, atualmente, para o jovem brasileiro, no que se refere à continuidade dos seus estudos, para além da educação básica. A trajetória de formação, para alguns jovens, não termina com a saída do ensino médio; muitos pleiteiam o ensino superior e, não o conseguindo de imediato, partem para a formação técnica e profissional, considerando suas necessidades econômicas, pressões sociais, familiares, bem como a busca pessoal pela formação específica.

Com isso, objetiva-se criar junto com a prefeitura e órgão competentes, o projeto “PréVestibular Solidário”, que a partir da participação dos universitários francisquenses e o devido credenciamento do programa com as universidades, proporcionar aos alunos do ensino médio aulões, monitorias e atividades que possam fomentar o acesso ao ensino superior.

Com efeito, este projeto busca criar condições que possibilitem meios que facilitem a inserção dos alunos a cursos superiores, promovendo o seu aperfeiçoamento, crescimento pessoal e social, sendo necessária uma participação efetiva do Poder Legislativo e Executivo Municipal para melhorar esse cenário.

01 1 - Câmara de São Francisco aprova projeto que cria cursinho solidário para alunos de baixa renda

Durante a votação do projeto, o vereador Iarly Vanderlei destacou que a proposta é uma chance para os jovens da cidade que não têm condições de pagar um cursinho particular e que sonham em entrar em uma universidade.

O vereador e presidente da casa, Roberto de Isaías (Podemos), disse que sabe da importância do cursinho na vida de um estudante. “Um projeto como esse não visa só fomentar a formação de um cursinho no nosso município, mas também fomentar o desenvolvimento dos nossos estudantes, criar oportunidades (…) Faço votos de que esse projeto venha realmente acontecer no nosso município”, comentou a nossa reportagem.

Fonte : Fábio Kamoto

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo