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Deputado Dr. Bernardo defende retomada do Ramal Ferroviário Mossoró-Sousa: ”É hora de lutar pela nossa história”

A proposta se alinha com o atual Plano Nacional de Ferrovias, e o parlamentar acredita que este é o momento para unir esforços e trazer de volta uma das vias mais importantes da história do estado.

Neste sábado (18), o deputado estadual Dr. Bernardo, do Rio Grande do Norte, usou suas redes sociais para anunciar um projeto que, segundo ele, pode transformar a economia da região Oeste do estado: A retomada do ramal ferroviário Mossoró-Sousa. A proposta se alinha com o atual Plano Nacional de Ferrovias, e o parlamentar acredita que este é o momento para unir esforços e trazer de volta uma das vias mais importantes da história do estado.

“O trem que moveu o Oeste pode voltar”, escreveu Dr. Bernardo em seu post, resgatando um simbolismo histórico que remonta à época em que a ferrovia foi crucial para o desenvolvimento econômico e social da região. De acordo com o deputado, o ramal Mossoró-Sousa não só impulsionou a economia local ao promover o transporte de mercadorias como também conectava comunidades e proporcionava acesso mais ágil ao mercado.

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A ideia de retomar a ferrovia está em consonância com a atual agenda do governo federal de modernizar e expandir a malha ferroviária nacional. O Plano Nacional de Ferrovias, lançado nos últimos anos, prevê a revitalização e construção de diversos ramais ferroviários em todo o Brasil, com o objetivo de integrar regiões e fomentar o crescimento das economias locais.

Investimento de R$ 921 Milhões e o Novo Cenário

A retomada da ferrovia Mossoró-Sousa não é apenas uma ideia recente, mas parte de um projeto mais amplo liderado pelo Governo do Rio Grande do Norte. O estado busca um investimento de R$ 921 milhões para reativar a antiga Estação Ferroviária Mossoró-Sousa, desativada na década de 1980. A proposta visa recuperar cerca de 350 km de trilhos, com o objetivo de interligar o Rio Grande do Norte a outras redes ferroviárias da região Nordeste, conectando-o aos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Maranhão.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Rio Grande do Norte está à frente da iniciativa, que pretende transformar a ferrovia em uma rota de escoamento produtivo, impulsionando a economia regional, além de possibilitar o transporte de passageiros. A revitalização da ferrovia pode beneficiar diretamente o setor agrícola, especialmente os produtores do Oeste do estado, ao garantir uma alternativa mais eficiente e econômica para o escoamento de suas produções.

Impacto Econômico e Social

Dr. Bernardo é enfático ao destacar o impacto positivo da reativação do ramal para o Rio Grande do Norte, especialmente para o Oeste, uma das regiões mais importantes do estado. “Imagina o impacto para nossa região: mais empregos, mais desenvolvimento, mais oportunidades”, comentou em sua postagem. O deputado acredita que a volta da ferrovia não só melhoraria o transporte de cargas como também geraria novos postos de trabalho em diversos setores, como o de construção civil, comércio e turismo.

Além disso, a revitalização da ferrovia seria um passo importante para a redução de custos logísticos, beneficiando principalmente os produtores rurais da região. A região Oeste do estado é forte na produção de alimentos e insumos, e a melhoria na infraestrutura de transporte poderia resultar em maior competitividade para os produtos locais, ampliando o acesso a mercados mais distantes.

A Mobilização Popular

Dr. Bernardo também aproveitou a oportunidade para convocar a população a apoiar a causa. “É hora de unir forças para trazer de volta essa conquista histórica para o Rio Grande do Norte”, escreveu o deputado, incentivando os cidadãos a se manifestarem e compartilharem a ideia. A participação popular é vista como essencial para garantir que o projeto ganhe força junto aos órgãos governamentais, e o deputado aposta na mobilização social para pressionar as autoridades por uma solução rápida.

A proposta de Dr. Bernardo resgata a memória de um período de grande importância para a história do Rio Grande do Norte, quando o ramal Mossoró-Sousa contribuiu diretamente para o crescimento das cidades ao longo de sua extensão. Embora a ferrovia tenha sido desativada há algumas décadas, a ideia de sua reativação é vista com otimismo por muitos especialistas em logística e infraestrutura, que defendem o transporte ferroviário como uma alternativa mais eficiente e sustentável em comparação com as rodovias.

O Passado e os Desafios do Presente

A ideia de retomar o ramal Mossoró-Sousa não é nova. Ela remonta à década de 1990, quando a empresa Transnordestina detinha a concessão para desenvolver o projeto. No entanto, após a desistência da empresa em tocar a obra, o projeto ficou estagnado. Agora, com o atual cenário de modernização das ferrovias e o crescente apoio do governo estadual, o projeto ganha força novamente, embora enfrente desafios, como a necessidade de grandes investimentos e ajustes na infraestrutura.

Para que o ramal se torne uma realidade, será necessário superar questões burocráticas e financeiras, além de envolver parcerias públicas e privadas que viabilizem o alto custo da obra. Contudo, com o respaldo de lideranças políticas como Dr. Bernardo e o empenho da Sedec, a expectativa é que o projeto avance de forma mais concreta nos próximos anos.

Conclusão

O deputado estadual Dr. Bernardo lançou uma semente de esperança para o futuro da infraestrutura no Rio Grande do Norte ao sugerir a retomada do ramal ferroviário Mossoró-Sousa. Para a população do Oeste, essa reativação pode ser mais do que um retorno ao passado – pode representar uma oportunidade de reconstrução econômica, criação de empregos e acesso a novos mercados. Com um investimento de R$ 921 milhões, o projeto se alinha à ambiciosa meta do governo estadual de integrar o Rio Grande do Norte à malha ferroviária do Nordeste, potencializando o crescimento da região. A luta pela volta do trem está só começando, e a resposta da sociedade será crucial para determinar se, de fato, o Oeste do estado voltará a ser movido pelos trilhos da história.

Fonte: FábioKamoto

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

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