Em Nazarezinho: Secretária de Educação presta esclarecimentos sobre denúncia de fechamento de escola na zona rural do município; VEJA
De acordo com Fábia Alves, o objetivo da administração não é encerrar unidades de ensino, mas “equiparar o ensino-aprendizagem” dos estudantes da rede municipal.

A Secretária Municipal de Educação de Nazarezinho, Fábia Alves, fez um importante esclarecimento à imprensa sobre as denúncias de pais de alunos da zona rural, que questionaram o possível fechamento da escola no Sítio Trapiá. A secretária explicou que, ao contrário do que foi divulgado, não há intenção de fechar as escolas, mas sim de realizar ajustes na rede municipal de ensino para garantir uma educação de qualidade a todos os alunos.
De acordo com Fábia Alves, o objetivo da administração não é encerrar unidades de ensino, mas “equiparar o ensino-aprendizagem” dos estudantes da rede municipal. A secretária explicou que as escolas localizadas em algumas áreas rurais, como no Sítio Trapiá, têm turmas com um número reduzido de alunos – em alguns casos, apenas seis estudantes. Além disso, essas turmas atendem múltiplas séries, o que, segundo ela, compromete o desenvolvimento educacional dos alunos.
“Estamos buscando melhorar a qualidade da educação e garantir um aprendizado adequado para todos. O ensino multisseriado é um vilão para o aprendizado, e nosso compromisso é promover uma educação mais eficaz e acessível para os alunos da zona rural”, afirmou a secretária.
Fábia Alves reforçou que a gestão municipal tem como objetivo proporcionar uma educação igualitária, levando os alunos da zona rural para as escolas da sede, onde terão acesso a melhores condições de ensino. Ela destacou que, com essa mudança, será possível melhorar os índices de alfabetização e garantir que todos os alunos recebam uma formação de qualidade, sem limitações que surgem do ensino multisseriado.
Além disso, a secretária garantiu que a gestão municipal não está sendo negligente com as necessidades da comunidade rural. Fábia enfatizou que as escolas da sede possuem infraestrutura suficiente para receber os alunos das comunidades, e que já foram realizadas reuniões com motoristas de transporte escolar para ajustar os horários, garantindo que os alunos sejam acompanhados por monitores dentro dos ônibus, garantindo mais segurança e tranquilidade para os pais.
Por fim, a secretária reafirmou o compromisso da Prefeitura em melhorar a educação em Nazarezinho e não fechar escolas, mas sim adequá-las para oferecer um ensino de maior qualidade para todos os alunos do município, independentemente da sua localidade.
Fonte: FábioKamoto



