Executivo

EM POÇO JOSÉ DE MOURA: Câmara Municipal realiza sessão especial para homenagear o Dia Internacional da Mulher; VEJA

Desde o ano de 2017, a Câmara Municipal de Poço de José de Moura realiza uma Sessão Especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que transcorre sempre no dia 8 de março. Em 2020 não vai ser diferente e a Câmara Municipal sai na frente para comemorar essa data ao abrir suas portas para realizar esse grande evento festivo, que já está marcado no calendário das atividades do Poder Legislativo Poçomourense.

Sob o comando do vereador Geraldo Wilson de Andrade, Geraldinho, presidente da Câmara, a programação da Sessão Especial a Câmara Municipal de Poço de José de Moura, acontece no dia 13 de março, às 17 horas, no plenário vereador Francisco Cassiano Sobrinho e deverá homenagear mulheres poçomourenses pela passagem do dia internacional da mulher e deve constar de entrega de Medalhas de Honra ao Mérito “Professora Aurileide Egídio de Moura”, apresentações de grupos culturais de dança, mensagens, entrega de brindes e distribuição de lanches às mulheres presentes.

Na última sexta-feira, 06 de março, por ocasião da Sessão Ordinária, foi discutida, votada e aprovada, uma proposição na forma de Projeto de Resolução, que concedeu à nove mulheres do município a Medalha de Honra ao Mérito “Professora Aurileide Egídio de Moura”. Na propositura coube a cada vereador e vereadora fazer a indicação de uma mulher para receber a homenagem. A lista é a seguinte: Antonio Pedro – Euclésia Santana, Aurélia Anacleto – Luzinete Barbosa Oliveira, Chico da Serra – Edilene Santos, Chico Canuto – Fatinha de Erinaldo, Geraldinho – Mariquinha de Dedé de Passim, Pinheiro – Graciliana Pinheiro, Marcos Gabriel – Izabel de Biu e Werlaynne – Sebastiana Braga.

A presidência da Câmara já emitiu convite à todas as autoridades e a população em geral do município, especialmente às mulheres, para se fazerem presentes a essa solenidade, que deve reunir um grande número de público.  

2Q== - EM POÇO JOSÉ DE MOURA: Câmara Municipal realiza sessão especial para homenagear o Dia Internacional da Mulher; VEJA

O 8 de março

A história que remete à criação do Dia Internacional da Mulher teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. 

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo