EM SOUSA: Grupo se mobiliza e instalam outdoors em apoio ao projeto de Sergio Moro.
Um grupo de ativistas da Direita Sousa instalaram alguns outdoor em apoio ao Pacote Anticrime do ministro Sérgio Moro, em vários pontos estratégicos e de grande movimentação na cidade de Sousa. A arte com mensagens de apoio semelhantes também foram instaladas em outras cidades do Estado e do Brasil. Esses são os primeiros da região de Sousa.
A propaganda é feita por iniciativa de grupos privados. As manifestações vieram como reação espontânea após a proibição de propagandas do governo federal pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em outubro.
Entenda mais sobre o Pacote Anticrime
Apresentado pelo ministro Sérgio Moro em fevereiro deste ano, o pacote anticrime promove alterações em 14 leis, que vão desde o Código Penal e o Código Processual Penal, até legislações pouco conhecidas, que tratam da identificação de criminosos pelo Estado que regula o recebimento de denúncias e o oferecimento de recompensas. As mudanças foram organizadas em 19 objetivos, que visam três questões centrais: a corrupção, o crime organizado e os crimes violentos.
Algumas das alterações propostas:
- Proibir a progressão de regime de presos membros de organizações criminosas condenados por crimes como homicídio;
- Punição mais rigorosa para condenados por corrupção ou peculato, que é o desvio de recursos públicos;
- Prisão de condenados após julgamento em segunda instância, que atualmente acontece em razão de um entendimento do Supremo Tribunal Federal, mas que ainda não está previsto em lei;
- Regulamentação de operações policiais disfarçadas;
- “Plea bargain”: uma modalidade em que o acusado confessa o crime e opta por um acordo em vez de responder a um processo.