Executivo

EM VIEIRÓPOLIS: Profissionais do SAMU recebem novos uniformes; VEJA.

“O SAMU é um serviço de grande utilidade dentro da rede de saúde e a qualificação é essencial para a qualidade na prestação de serviços aos cidadãos”,comentou a Secretária de saúde,Adriana Victor.

Na última terça-feira (13) a Secretária de Saúde de Vieirópolis, Adriana Victor, se reuniu com equipe do SAMU-192 B16 para planejamento e avaliação das ações, e ao fim, houve também a entrega do fardamento completo da equipe.

O prefeito Célio da Usina, disse o quanto o uniforme do SAMU é respeitado e a admiração que as pessoas do município têm pelo trabalho prestado. “Nosso objetivo é oferecer todo suporte necessário para que os profissionais consigam desempenhar sua função com eficiência. Sentimos a necessidade de renovar os uniformes, pois além de preparados os profissionais precisam estar devidamente equipados”, enfatizou o Prefeito.

A coordenadora do SAMU, Germana Estrela, afirmou que o fardamento é de extrema importância, já que ele complementa os EPIs. Todo esse investimento é graças ao empenho do prefeito Célio e a determinação de nossa secretária Adriana Victor. O SAMU desempenha um trabalho relevante”, pontuou.

“O SAMU é um serviço de grande utilidade dentro da rede de saúde e a qualificação é essencial para a qualidade na prestação de serviços aos cidadãos”,comentou a Secretária de saúde,Adriana Victor.

samu1 - EM VIEIRÓPOLIS: Profissionais do SAMU recebem novos uniformes; VEJA.

O que é o Samu?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU)192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica,cirúrgica,traumática,obstétrica,pediátrica,psiquiátrica,entre outras,que possa levar à sofrimento,sequelas ou mesmo à morte.Trata-se de um serviço pré-hospitalar,que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Como funciona

O atendimento do SAMU inicia a partir do chamado telefônico,quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações.O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192,que funciona 24 horas, a partir de qualquer telefone,fixo ou móvel.A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.

Em seguida,as chamadas são encaminhadas ao Médico Regulador,que fica na central em Itabuna.“Por isso que,ao ligar para o 192 aqui de nosso município,a ligação cai em Itabuna,que presta orientações às vítimas e aciona a ambulância quando necessário”,explica um coordenador do SAMU.

Quando chamar

O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar:residências,locais de trabalho e vias públicas,e conta com equipe que reúne médicos,enfermeiros,técnicos de enfermagem e condutores socorristas.A composição da equipe depende da necessidade e da unidade disponível no local.

As ocorrências atendidas são:problemas cardio-respiratórios;intoxicação exógena;queimaduras graves;maus tratos;trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;tentativas de suicídio;crises hipertensivas;acidentes/traumas com vítimas;afogamentos;choque elétrico;e acidentes com produtos perigosos.

Fotos : Dedé Lima

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo