Fracasso total! Filme Marighella dá prejuízo e ajuda financeira da ANCINE é negada
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) vetou pedido de R$ 1 milhão em recursos públicos feito pela produtora de filmes O2, responsável pelo longa “Marighella”, dirigido pelo ator e militante político Wagner Moura.
Além de pedir o recurso para ressarcimento de seus gastos, a empresa O2, que pertence ao diretor Fernando Meirelles, solicitava o “perdão” pelo descumprimento de cláusulas contratuais, que resultariam em prejuízo financeiro para a produtora.
Em reunião na última terça-feira, 27 de agosto, a Diretoria Colegiada da Agência entendeu que os pedidos eram irregulares e rejeitou os dois, por unanimidade.
Acerca do primeiro pedido, a Ancine julgou que não havia respaldo na requisição, já que o objetivo era ressarcir despesas feitas com recursos próprios da produtora, o que é vedado pelo contrato.
No segundo caso, porque uma regra determina que, caso não seja enviado um contrato de comercialização até 90 dias antes do lançamento, o FSA passa a fazer jus a 5% da receita, e a produtora queria que essa cláusula fosse ignorada.