ParaíbaPolítica

Johanna Estrela no grupo de Hélder Carvalho? Resistência de Tyrone pode ser o principal obstáculo no xadrez político de Sousa – Por Fábio Kamoto

Bastidores apontam que o possível ingresso da vereadora na base governista esbarra em divergências envolvendo o ex-prefeito Tyrone e o grupo político liderado por João Estrela. Enquanto Hélder Carvalho estaria disposto a ampliar o diálogo, o movimento pode provocar novas mudanças no tabuleiro político sousense.

A política de Sousa começa a dar sinais de que os próximos meses serão marcados por articulações, conversas reservadas e possíveis mudanças de lado. Um dos movimentos que despertam atenção nos bastidores é a possível aproximação da vereadora Johanna Estrela (PDT) com o grupo de situação liderado pelo prefeito Hélder Carvalho (PSB). Apesar da relação familiar e da proximidade entre os dois, a chegada da parlamentar à base governista ainda não teria se concretizado. Segundo informações obtidas junto a um vereador ligado à linha de frente da administração municipal, o principal entrave estaria relacionado à resistência do ex-prefeito Fábio Tyrone à entrada do grupo político do ex-prefeito João Estrela.

De acordo com o relato, a eventual adesão de Johanna não representaria apenas a chegada de mais uma vereadora à bancada governista. O movimento abriria espaço para a reaproximação de um grupo político com história e influência na política de Sousa, incluindo o próprio João Estrela, o ex-vereador Assis Estrela e outras lideranças. A fonte relata que, em uma conversa entre Hélder Carvalho e Tyrone, o ex-prefeito teria questionado o atual gestor sobre a necessidade de ampliar sua base na Câmara Municipal, perguntando se ele não estaria satisfeito com a bancada que já possui. Caso confirmada, a declaração revelaria que a discussão vai além da composição legislativa e envolve o peso político de quem pretende chegar ao governo.

Nos bastidores, a resistência atribuída a Tyrone também seria interpretada à luz do rompimento político ocorrido em dezembro de 2022 com João Estrela, antigo aliado que teve participação importante em sua trajetória. João foi responsável por lançar e apoiar Tyrone na disputa pela Prefeitura de Sousa em 2007, contribuindo para a construção de uma aliança que marcou aquele período político. Desde então, o distanciamento entre os dois grupos permanece como um elemento que pode dificultar novas aproximações. A possibilidade de uma reconciliação política, portanto, não envolve apenas interesses do presente: também coloca em evidência antigas divergências, lealdades e disputas que ainda podem influenciar as decisões dos principais atores políticos do município.

Hélder Carvalho, por sua vez, estaria disposto a apostar no diálogo com a prima Johanna, mesmo diante das divergências que, segundo os relatos, existem dentro do próprio grupo governista. O cálculo político pode ser estratégico: além de fortalecer a base na Câmara, a aproximação abriria caminho para a entrada de outras lideranças atualmente ligadas à oposição. Nos corredores da política sousense, os rumores são de que, caso Johanna confirme sua adesão, outros nomes também poderão seguir o mesmo caminho. O cenário ganha ainda mais importância diante da expectativa de mudanças no secretariado municipal, anunciadas pelo prefeito em sua última coletiva, com previsão de alterações em pastas a partir de janeiro de 2027. Até lá, a pergunta permanece: prevalecerá a estratégia de ampliação política defendida por Hélder ou a resistência atribuída a Tyrone continuará impedindo a aproximação? Em Sousa, o próximo capítulo desse xadrez promete movimentar os bastidores.

Por Fábio Kamoto

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo