DestaquesParaíbaPolítica

Marcondes Gadelha reúne bancada do PSC para debater as reformas em tramitação no Congresso Nacional

O presidente elencou motivos para a defesa das coligações, como manutenção do pluripartidarismo; a existência do mecanismo natural para controle do número de partidos, como a cláusula de barreira; e o fato de os senadores poderem fazer coligações.

A bancada do PSC na Câmara se reuniu com o presidente nacional do PSC, Marcondes Gadelha, para debater a Reforma Eleitoral (PEC 125/11), que está no Senado, e a Reforma Administrativa em tramitação na Câmara. A reunião terminou com consenso de como a bancada irá se posicionar e trabalhar em relação aos dois assuntos.

Para Marcondes Gadelha, é urgente a mobilização da legenda em torno da aprovação da Reforma Eleitoral, em especial da parte que propõe a volta das coligações. O presidente elencou motivos para a defesa das coligações, como manutenção do pluripartidarismo; a existência do mecanismo natural para controle do número de partidos, como a cláusula de barreira; e o fato de os senadores poderem fazer coligações.

“O sistema proporcional sem a possibilidade de coligação perde completamente o sentido, pois dizima as pequenas legendas e não garante a representatividade”, alertou o ex-senador

A Reforma Administrativa, que tramita na comissão especial criada para debater a PEC 32/20, foi criticada pelos parlamentares por manter os membros do Ministério Público e do Judiciário fora dos cortes de benefícios propostos pelo texto.

“Não vamos admitir a aprovação de um texto que exclui o MP e o Judiciário da Reforma Administrativa. Se as regras vão valer para todos os servidores públicos, que eles sejam também incluídos. Não podemos ter uma casta privilegiada de servidores no país”, avaliou Aluisio Mendes.

O relatório da Reforma Administrativa foi apresentado em 1º de setembro na comissão especial e vem sendo debatido desde então. A votação está prevista para quinta-feira, 16, e o relator deve apresentar mudanças no texto.

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo