Brasil

Papa Francisco passa bem e responde à tratamento, diz Vaticano

Pontífice está internado desde a última semana por conta de uma pneumonia bilateral

O Vaticano atualizou a situação médica do Papa Francisco – diagnosticado com pneumonia bilateral, que afeta os dois pulmões. Segundo comunicado publicado neste sábado (22), o pontífice descansou bem a noite e está respondendo ao tratamento.

Sergio Alfieri, médico que atende o papa, também informou que Francisco não está mais acamado e respira sem a ajuda de aparelhos. Ele ressaltou, contudo, que o pontífice ainda não está fora de perigo. “Se nos perguntam se ele está em perigo agora, a resposta é não. Porém, a situação é esta: ele é o Papa, mas também é um homem”, disse.

Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Inicialmente, foi apontado um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na noite de terça-feira (20), o pontífice realizou uma tomografia, que revelou uma pneumonia bilateral.

Como não há previsão de alta, o Vaticano decidiu cancelar os compromissos do papa para este fim de semana. A Santa Sé afirmou que a internação durará o “tempo necessário” para que Francisco volte para casa em segurança. Atualmente, a maior preocupação dos médicos é que os germes das vias respiratórias entrem em sua corrente sanguínea, causando sepse – reação generalizada do corpo a uma infecção.

Essa é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando o pontífice foi submetido a uma intervenção cirúrgica devido a uma diverticulite. A segunda hospitalização foi em março de 2023, por uma bronquite infecciosa, enquanto a terceira ocorreu em junho, devido ao risco de obstrução intestinal.

Apesar do quadro de saúde delicado, a Santa Sé informou que o pontífice permanece de bom humor e tem cumprido agendas no hospital. Ele também expressou gratidão pelo carinho do público, em particular àqueles que também estão hospitalizados e enviaram desenhos e mensagens de pronta recuperação. “Rezem por mim”, pediu.

Fonte: SBTNews

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo