Rumores agitam Alexandria: Ex-prefeita Jeane Saraiva pode lançar sucessor para 2028 caso fique inelegível
Em Alexandria, a situação é acompanhada de perto, mas, pelo parecer emitido pelo Conselho Municipal de Saúde, não há indícios de risco que comprometam diretamente a elegibilidade da ex-prefeita.
A política da “Terra da Barriguda” voltou a ferver nos últimos dias com rumores que envolvem a ex-prefeita de Alexandria, Jeane Saraiva. Segundo informações de bastidores, a líder política já estaria se movimentando nos bastidores para apresentar nomes de confiança que possam disputar a prefeitura em 2028, caso seja barrada pela Justiça Eleitoral.
As atenções se voltam agora para o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), que terá a palavra final sobre as contas das gestões 2017/2020 e 2021/2024. A definição é crucial, pois em meados deste ano o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que câmaras municipais não podem mais reverter decisões de tribunais de contas. A medida dá caráter definitivo aos pareceres do TCE e pode tornar prefeitos inelegíveis de forma imediata.
Com isso, os gestores municipais deixaram de ser reféns do jogo político dentro das câmaras, já que a análise técnica dos tribunais prevalece sobre as decisões de vereadores. Em Alexandria, a situação é acompanhada de perto, mas, pelo parecer emitido pelo Conselho Municipal de Saúde, não há indícios de risco que comprometam diretamente a elegibilidade da ex-prefeita.
Ainda assim, a classe política local já trabalha com a possibilidade de um cenário alternativo. Conversas de bastidores dão conta de que Jeane tem cartas na manga para não perder espaço no tabuleiro eleitoral. Os nomes apontados seriam o do seu companheiro, o carismático Émerson Fernandes, e do filho da ex-prefeita, João Paulo Saraiva, jovem que vem sendo citado como aposta para o futuro político da família.
A especulação ganhou força justamente pelo peso político que Jeane carrega em Alexandria. Mesmo fora do cargo, ela continua sendo uma das vozes mais influentes e, segundo analistas locais, dificilmente deixaria de participar ativamente da disputa. Seja como candidata ou como articuladora, seu grupo político segue com musculatura para enfrentar o pleito.
O cenário abre um novo capítulo na política potiguar, especialmente em Alexandria, onde os próximos movimentos podem definir não apenas o destino eleitoral da família Saraiva, mas também o equilíbrio de forças entre situação e oposição. A pergunta que fica é: caso Jeane não entre diretamente na disputa, qual nome conseguirá herdar o peso de sua liderança e conquistar a confiança da população?