TRIUNFO: Grupo político de Espedito Filho define candidaturas para a mesa diretora da Câmara com direito a adesão de vereador; VEJA
Espedito Filho mostra liderança e coesão de seu grupo político, ficando ainda mais fortalecido com a adesão do vereador Edvam do Alumínio.
A movimentação de vereadores por conta da eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Triunfo começou. Em recente reunião o futuro grupo da base governista de vereadores eleitos definiram as duas chapas que concorrerão à mesa diretora da Câmara Municipal, para os próximos dois biênios 2021/2022 e 2023/2024, a começar em 1º de janeiro de 2021. O acordo teve o apoio do prefeito eleito Espedito Filho e do vice Júnior Glória.
Na ocasião, ficou definido Alberto Cândido para a presidência do primeiro Biênio e Dirceu Batista para o segundo Biênio. O prefeito eleito Espedito Filho mostra liderança e coesão de seu grupo político, ficando ainda mais fortalecido com a adesão do vereador Edvam do Alumínio. Com isso, Espedito Filho conta agora com seis vereadores na Câmara.
Entenda como é feita a eleição
No primeiro dia de cada legislatura (o 1º de janeiro logo após as eleições municipais), os vereadores se reúnem para eleger a Mesa Diretora da Câmara para o mandato de dois anos que começará logo após essa eleição.
A eleição da Mesa deve acontecer por chapa, completa ou não, inscrita até a hora da eleição por qualquer vereador.
É assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Câmara. A votação é aberta, por voto da maioria dos membros da Câmara.
A importância da Mesa Diretora
A Mesa Diretora é composta por um presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes.
Os integrantes são eleitos de acordo com o regimento interno. E uma das principais funções da Mesa Diretora é definir qual projeto de lei vai ou não vai ser votado em plenário.
Fonte : Fábio Kamoto