Secretária de Cultura de São Francisco participa de solenidade histórica com investimentos de mais de R$ 65 milhões na cultura paraibana
O evento contou com a presença do governador João Azevêdo e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcando a assinatura de parcerias entre os governos Estadual e Federal

A secretária municipal de Cultura de São Francisco, Márcia Braga, participou nesta sexta-feira (23), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, de uma solenidade histórica para o fortalecimento das políticas culturais na Paraíba. O evento contou com a presença do governador João Azevêdo e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcando a assinatura de parcerias entre os governos Estadual e Federal que somam investimentos superiores a R$ 65 milhões.
Entre as principais ações anunciadas estão a implantação de sete Centros de Educação Unificado da Cultura (CEU), a criação do Centro de Referência do Hip Hop Paraibano — cujo decreto também institui a Semana do Hip Hop, a ser comemorada no mês de novembro —, além da implantação do Sistema Estadual dos Museus e do lançamento de diversos editais voltados ao fomento cultural em todo o estado.
A solenidade também foi marcada pela posse dos novos Conselheiros Estaduais de Política Cultural da Paraíba (Consecult), eleitos para o biênio 2026/2028. A eleição registrou recorde de participação, com mais de 12 mil votos em todo o estado. Entre os empossados estão nomes de destaque do cenário cultural, como a gerente do Museu Casa de José Américo, Janete Rodriguez; o cantor Fuba; e o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos.
O evento contou ainda com a presença do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, representando os gestores municipais; da atriz Zezita Matos; de auxiliares da gestão estadual; além de diversas personalidades do segmento cultural paraibano. Também prestigiaram a solenidade as reitoras Terezinha Domiciano (UFPB), Célia Regina (UEPB) e Mary Roberta (IFPB), reforçando a integração entre cultura e educação.
Durante a programação, foram lançados editais com inscrições já abertas, contemplando diversas áreas e públicos. Entre eles estão o Edital Paraíba Inclusiva, Paraíba Étnica, Paraíba Popular, Paraíba das Artes, Arte na Bagagem, Cultura Viva, Ações Continuadas, além do lançamento do Prêmio Paraíba Junina 2026. Os critérios e detalhes de participação estão disponíveis na página da PNAB no site da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB).
A secretária Márcia Braga destacou a importância de participar de um evento tão significativo para o fortalecimento da cultura. Segundo ela, os investimentos e ações anunciados representam um avanço histórico, ampliando oportunidades, valorizando a diversidade cultural e fortalecendo os municípios, a exemplo de São Francisco, que segue comprometido com o incentivo às políticas públicas culturais e ao acesso democrático à cultura.





