DestaquesPolítica

JOÃO NETO JÁ TEM MAIORIA: Grupo define chapas para a eleição da Câmara de Aparecida nos próximos dois biênios; VEJA.

 A nova composição da Câmara de Vereadores a partir de janeiro terá maioria o grupo da futura situação

O prefeito eleito de Aparecida, João Neto (PL), deu um passo importante neste sábado (26), restando pouco menos de 06 dias para tomar posse, o grupo formado em torno do futuro prefeito se reuniu para anunciar as chapas que vão concorrer para os próximos dois biênios 2021/2022 – 2023/2024.

 A nova composição da Câmara de Vereadores a partir de janeiro terá maioria o grupo da futura situação, onde terá o número suficiente para aprovar qualquer matéria de interesse do futuro prefeito João Neto. Os vereadores que farão parte do bloco têm nomes do PL e Cidadania.

Conforme apurado pela reportagem, os nomes de consenso para presidir a Casa nos próximos dois biênios são dos vereadores: O reeleito Damião Norvino Da Silva (Damião de Dona Rita) do PL para o primeiro biênio 2021/2022 e da vereadora eleita Mayra Edwiges Alves de Figueiredo (Mayra Figueiredo) filha do ex-vereador Washington Figueiredo e neta do ex-prefeito Zé de Boi Velho, a mesma é filiada no Cidadania e foi escolhida pelo grupo para o disputar o segundo biênio 2023/2024. Confira as composições das mesas abaixo.

1° Biênio:

Presidente Damião Norvino

2° Vice-Presidente: Ronaldo Mourão

1ª Secretária: Mayra Figueiredo

2° Secretário:  Judivan Lucas de Barros (Miúdo).

——————————————————————-

2° Biênio:

Presidente: Mayra Figueiredo

Vice-presidente: Judivan Lucas de Barros (Miúdo)

1° secretário: Ronaldo Mourão

2° secretário: Damião Norvino

Entenda como é feita a eleição

No primeiro dia de cada legislatura (o 1º de janeiro logo após as eleições municipais), os vereadores se reúnem para eleger a Mesa Diretora da Câmara para o mandato de dois anos que começará logo após essa eleição.

A eleição da Mesa deve acontecer por chapa, completa ou não, inscrita até a hora da eleição por qualquer vereador.

É assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Câmara. A votação é aberta, por voto da maioria dos membros da Câmara.

A importância da Mesa Diretora

A Mesa Diretora é composta por um presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes.

Os integrantes são eleitos de acordo com o regimento interno. E uma das principais funções da Mesa Diretora é definir qual projeto de lei vai ou não vai ser votado em plenário.

Os eleitos são responsáveis também pela administração da Câmara Municipal. Eles decidem, por exemplo, quando haverá concurso público na Câmara.

Fonte : Fábio Kamoto

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo