Política

Eleições 2020: Médico Dr. Kerginaldo Jácome lança sua pré-candidatura a prefeito de Paraná-RN e candidatura ganha grande repercussão.

O líder político e médico Kerginaldo Jácome lançou sua pré-candidatura a prefeito no munícipio de Paraná – RN, situado na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar. O médico Dr. Kerginaldo tem uma larga folha de serviços prestados na área da saúde pública paranaense. Já exerceu o cargo de gerente da VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI Ursap) com sede em Pau dos Ferros.

Ex-prefeito da cidade de Antônio Martins de 1993 à 1996. Em 2014 recebeu o Prêmio “Edilberto Oliveira” em Alexandria-RN. Dr. Kerginaldo Jácome é casado com a ex-prefeita de Tenente Ananias-RN, Maíra José Jacome da Silva (Mazé).

A pré-candidatura do médico Dr. Kerginaldo já recebeu apoio de várias lideranças políticas locais a exemplo de ex-prefeitos e vereadores.

Dr. Kerginaldo confirma as pretensões de sair candidato na cidade e destaca que irá desenvolver um trabalho de atendimento médico na cidade que irá marcar o início de sua caminhada rumo à prefeitura da cidade oestana.

O líder político e médico Dr. Kerginaldo Jácome da Costa faz parte do grupo político liderado pelo ex-governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD). No último pleito apoiou a candidatura à reeleição do deputado federal Fábio Faria (PSD).

A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

A história do município de Paraná, localizado na zona oeste do estado do Rio Grande do Norte, começa em meados de 1888, quando o paraibano Francisco Soares de Andrade, vindo de Lastro-PB, comprou terras que pertenciam do posseiro cearense Antônio Fernandes, de Icó-CE, fundando, em 8 de março de 1913, um núcleo populacional, localizado às margens de uma lagoa, que logo recebeu a denominação Lagoa da Serra.

Algum tempo depois, o senhor Nestor Pamplona, proprietário da primeira casa de taipa construída no povoado, sugeriu que a localidade fosse denominada de Paraná, em referência a Vicente Paraná, que veio junto com Francisco Soares de Andrade de Santa Gertrudes, distrito do município de Patos, na Paraíba, e logo se tornou morador ilustre do povoado, pois os habitantes do local, ao visitarem sua residência, diziam que iam para Paraná. Outra justificativa para o nome do município faz referência ao estado do Paraná, localizado na Região Sul do Brasil. Uma curiosidade. A última Rua do Paraná é a Benjamim Constant, de um lado pertence ao Estado do Rio Grande do Norte e do outro lado, ao município de Uiraúna PB.

Em 10 de maio de 1962, o povoado foi elevado à categoria de distrito, anexado ao município de Luís Gomes. Quase onze anos depois, em 26 de março de 1963, o distrito ganhou emancipação política, passando à condição de novo município do estado do Rio Grande do Norte, com o nome de Paraná. O primeiro prefeito, nomeado por Aluízio Alves, governador do Rio Grande do Norte na época, foi José Miguel de Souza, de 28 de novembro de 1964 a 31 de janeiro de 1965 A instalação oficial do novo município ocorreu em 31 de janeiro de 1965, com a posse de Oscar Nonato Vieira, primeiro prefeito constitucional do município.

 

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo