BrasilCearáDestaques

Eleitor arremessa urna eletrônica ao chão e acaba sob custódia policial em Fortaleza

Confusão durante votação em escola no bairro Planalto Ayrton Senna provocou danos ao equipamento; urna foi substituída e votação seguiu normalmente.

Um episódio de violência marcou a manhã deste domingo (25), durante o segundo turno das eleições, na Escola Adalberto Studart Filho, localizada no bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza, no Ceará. Um eleitor arremessou uma urna eletrônica ao chão, danificando o equipamento. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi detido e ficou sob custódia policial.

De acordo com informações da Polícia Federal (PF), a confusão teve início após a esposa do suspeito, que está grávida e aguardava atendimento na fila preferencial, questionar a prioridade concedida a uma idosa que demonstrava sinais de cansaço. A situação provocou uma discussão, e o homem se exaltou com os mesários e a presidente da seção eleitoral. Segundo a PF, ele tentou virar a mesa da presidente e, em seguida, arremessou a urna eletrônica ao chão.

A Polícia Federal informou ainda que o suspeito resistiu à abordagem dos agentes, sendo necessário o uso de comandos verbais em tom elevado e de algemas para contê-lo. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) esclareceu que o homem não votava na seção onde ocorreu o episódio. A 93ª Zona Eleitoral providenciou a substituição imediata da urna danificada, permitindo que a votação fosse retomada normalmente. A mídia do equipamento foi transferida para a urna substituta, preservando os votos já registrados.

Em nota, o TRE-CE ressaltou que a depredação de urna eletrônica configura crime eleitoral. Conforme o artigo 339 do Código Eleitoral, citado pelo tribunal, a conduta pode resultar em pena de dois a seis anos de reclusão, além do pagamento de cinco a 15 dias-multa. O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes, considerando as circunstâncias da ocorrência e os danos provocados ao equipamento utilizado no processo eleitoral.

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo