Opinião

EM SOUSA: Vigilância em Saúde nega vazamento de resultado de exame em paciente que teve Covid-19; VEJA

O Departamento de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Sousa, Sertão paraibano, informou que tenha “vazado” informações acerca da divulgação do resultado do exame de Covid-19, realizado no paciente Luan Pablo Lima Santiago, de 26 anos de idade. O jovem cumpriu o tratamento em isolamento domiciliar e se curou da doença. Confira vídeo no final desta reportagem!

Uma nota enviada ao Blog do Levi na noite desta terça-feira (14) informa que inicialmente o paciente foi comunicado por telefone pela Vigilância Epidemiológica e no dia seguinte, o exame foi entregue pessoalmente.

“Todavia, é de conhecimento público que o mesmo usou de suas redes sociais para dar ampla divulgação de seu estado de saúde bem como no mesmo dia em que recebeu resultado de sua amostra também usou das redes sociais para comunicar a todos que tenha sido positivo para COVID”, diz trecho da nota assinada pelo diretor Edson Fernandes.  

Confira a nota:

A direção do Departamento de Vigilância em Saúde do Município de Sousa vem a público se pronunciar a respeito do possível vazamento de resultado de exame de paciente positivo para COVID-19.

De premissa é dever informar que a coordenação de Vigilância Epidemiológica do município de Sousa de fato comunicou resultado do exame ao paciente positivo para COVID-19 por telefone e que somente no dia seguinte compareceu e entregou o exame ao paciente em comento, todavia, é de conhecimento público que o mesmo usou de suas redes sociais para dar ampla divulgação de seu estado de saúde bem como no mesmo dia em que recebeu resultado de sua amostra também usou das redes sociais para comunicar a todos que tenha sido positivo para COVID.

Outro ponto que deve ser pontuado é de que enquanto Vigilância em Saúde primamos pelo zelo de nossas informações nos pautando sempre pela ética profissional e nunca antes houve qualquer ato que desabone nossas condutas como profissionais da saúde, fato que enaltece e nos coloca como um dos mais atuantes núcleos de vigilância do estado da Paraíba.

Dito isto, rechaçamos qualquer ilação que coloque em xeque a credibilidade de nossas ações, e nos colocamos sempre à disposição para qualquer esclarecimento que por ventura não foram abordados nessa nota.

Sousa, 14 de Abril de 2020.  

EDSON NATANAEL FERNANDES DUARTE

Diretor de Vigilância em Saúde

O que disse o paciente?

Em entrevista ao blog do Levi, sem citar nomes, Luan Pablo revelou que foi surpreendido com a divulgação do resultado positivo, pois esperava ser comunicado oficialmente. Segundo ele, a notícia foi “vazada” por pessoas que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde.

“Foi dito pra mim por ligação que no outro dia elas viriam aqui na minha casa para deixar o resultado do exame formalmente, mas no mesmo dia foi divulgado sem minha autorização e sem meu consentimento também”, disse o paciente.

Perguntado de onde partiu a divulgação, Luan foi enfático: “as divulgações começaram pelos órgãos que tiveram o resultado em mãos. Começou pelo pessoal mesmo da secretaria que começaram a divulgar, falando, olha o rapaz que tava com os sintomas agora deu positivo”.

Assista ao vídeo:

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo