DestaquesExecutivo

Ministério da Saúde aprova projeto de implantação do SAMU para o município de Poço José de Moura

O Secretário de Saúde Marcos Gabriel informou que o serviço deve começar a funcionar ainda este ano. A central reguladora deve ser instalada em um local estratégico pela equipe do prefeito Paulo Braz.

O Ministério da Saúde aprovou nesta sexta-feira (21) o projeto da Secretaria de Saúde de Poço José de Moura que solicitava a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. Apesar da boa notícia, ainda não é possível saber quando de fato o serviço entrará em funcionamento.

No mês passado, a Comissão Intergestores Bipartite do Estado da Paraíba (CIB-PB) aprovou a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município. A resolução foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE). A ampliação do serviço corresponde ao município de Poço José Moura na 9ª Região de Saúde.

Implantado em 2003 pelo Governo Federal, o SAMU funciona 24 horas, na maioria das vezes prestando socorro para vítimas de acidentes de trânsito. Os atendimentos são regulados por meio da central telefônica 192. Além de Poço José de Moura, a instalação também promoverá atendimentos em outros municípios da região.

O Secretário de Saúde Marcos Gabriel informou que o serviço deve começar a funcionar ainda este ano. A central reguladora deve ser instalada em um local estratégico pela equipe do prefeito Paulo Braz.

A central de regulação é responsável por identificar a emergência e transferir a chamada ao médico regulador, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento, orientando o paciente sobre as primeiras ações de socorro. Simultaneamente, é feita a avaliação sobre o procedimento a ser adotado.

186291804 2238189152982912 2502354122750996574 n.jpg? nc cat=100&ccb=1 3& nc sid=a26aad& nc ohc=u4aUIkWzSVcAX nNqiz& nc ht=scontent.fjdo2 1 - Ministério da Saúde aprova projeto de implantação do SAMU para o município de Poço José de Moura

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo