ParaíbaSem categoria

TRÊS DÉCADAS : Acauã Produções Culturais completa 30 anos de História e Sucesso na cidade de Aparecida; VEJA

Ao longo desses trinta anos, a Acauã Produções construiu uma história de muito sucesso em uma trajetória com seis espetáculos teatrais com participação e premiação em vários festivais

Três décadas de intensa produção cultural estão sendo comemoradas pelos membros, militantes, admiradores da Acauã Produções Culturais e por todos os que fazem a cultura do sertão da Paraíba, em programação que teve início no último 01 de dezembro de 2010 e se estenderá até 01 de dezembro de 2021.

Ao longo desses trinta anos, a Acauã Produções construiu uma história de muito sucesso em uma trajetória com seis espetáculos teatrais com participação e premiação em vários festivais; promoveu dois festivais de música; produziu vários CDs com artistas da região; promoveu dezoito edições do Festival Sertanejo de Poesia – FESERP; publicou sete livros dos quais cinco antologias poéticas do FESERP; instalou e mantêm desde 1998 a rádio Acauã FM comunitária; produziu mais de vinte filmes de curta e média metragens e realizou nove edições da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano dentre tantos outros feitos importantes.

PIONEIRISMO

A Acauã Produções Culturais foi uma das pioneiras no sertão da Paraíba, na luta em defesa da democratização dos meios de comunicação instalando assim, a Rádio Comunitária Acauã FM, em 1998. Hoje, a emissora se encontra autorizada pela ANATEL, com outorga do Ministério das Comunicações e mantém diariamente uma programação voltada à valorização das raízes da cultura nacional.

Outro grande feito da Acauã nestes trinta anos, tem sido a luta pela restauração, preservação e revitalização do Conjunto Histórico da Fazenda Acauã – Patrimônio Cultural tombado pelo IPHAN desde 1967- motivo do nome da instituição, situado no município de Aparecida. Neste conjunto se encontra instalado o Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, uma parceria da APC com o IPHAN e o Ministério da Cultura e lá são realizados vários eventos culturais a exemplo do Arraiá no Ponto – festejo junino tradicional e a Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano.

ONG

Na sede do município, a ONG é responsável pelo Ponto de Cultura Casa Antônio Nóbrega, espaço destinado às práticas culturais, dotada do Cine Clube Charles Chaplin, com exibições cinematográficas e videográficas todas as quinta-feiras, do Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão voltado para a formação e produção audiovisual no sertão, responsável por várias produções como Memória Bendita, O Apóstolo do Sertão, Antoninha e Uma Aventura na Caatinga com direção de Laercio Filho; Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo e O Velho do Rio com direção de Leonardo Alves, Lampião e o cimento e Um Homem de Borracha com direção de Diassis Pires, A Furna e Imãsginações com direção de J. França, dentre vários outros,  além de oficinas e cursos de formação e capacitação nos mais diversos segmentos culturais.

Toda essa história tem rendido à Acauã, inúmeros prêmios e homenagens, dentre elas, a Medalha Augusto dos Anjos, a mais importante comenda cultural concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

A entidade é tida como exemplo para outras instituições em todo o estado, motivo pelo qual tem assessorado várias iniciativas culturais, fortalecendo o que os seus dirigentes chamam de corrente de produtores e admiradores da cultura sertaneja.

FUNDAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Fundada em 01 de dezembro de 1990, a Acauã Produções Culturais – ONG cultural da cidade da Aparecida, chega aos trinta anos com um enorme produção cultural iniciada no teatro, enveredado pela música, literatura, artes plásticas, comunicação comunitária e audiovisual.

PROGRAMAÇÃO

Para comemorar os trinta anos de fundação, a diretoria que tem à frente o historiador José França de Oliveira, preparou uma programação que começou no dia 01 de dezembro de 2020 e se estenderá por todo o ano de 2021. Este ano, devido a pandemia toda a programação está sendo realizada pela internet através das redes sociais (Fazebook e YouTube) da Acauã Produções Culturais:

Dia primeiro de dezembro, data que marcou a fundação da ONG, foi realizada uma live pelas redes sociais com a apresentação da logo marca dos 30 anos e um bate papo com o presidente J. França e o produtor cultural Laercio Filho, fundador da ONG, rememorando momento importantes vividos pela entidade nessas três décadas de história.

No último domingo, dia 07, aconteceu uma live poética sobre o Festival Sertanejo de Poesia – FESERP, prêmio Augusto dos Anjos, primeiro evento a levar o nome da Acauã Produções para o mundo. Na ocasião foi anunciado os premiados da XVIII edição do festival e encerrando a programação o cantor Davi Mendes fez uma linda apresentação musical ao lado do violonista Miquéias Ferreira.

Na noite de ontem, aconteceu a Mostra de Cinema comemorativa aos 30 anos. Foram exibidos os filmes: Manoel Inácio e a música do começo do mundo, dirigido por Leonardo Alves, primeiro filme da Acauã a chegar aos festivais, Príapos, dirigido por Laercio Filho e Marcelo Paes e a pré-estreia do documentário O Voo da Acauã, filme dirigido por Marcelo Paes que conta um pouco da história de lutas e resistências desta importante instituição cultural sertaneja.

Durante todo o ano de 2021 será realizado uma série de eventos de formação, produção e difusão da cultura e da arte produzida pela Acauã Produções Culturais em comemoração a esta importante marca de três décadas de muita arte e cultura.

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo