Executivo

EM APARECIDA: Secretário de administração anuncia calendário de pagamento e fala dos entraves deixados pela antiga gestão; CONFIRA.

O secretário de administração do município de Aparecida, que compõe a nova gestão, Dr. Danilo Vieira, falou sobre a trajetória que gerou certa dúvida aos servidores quanto aos pagamentos do mês de dezembro/2019 e janeiro/2020 que estava em atraso, deixada pela antiga gestão. Ele explica o que de fato aconteceu e esclarece os motivos.

Para entender toda a trajetória começou enfatizando que o prefeito Valdemir Oliveira assumiu a prefeitura no dia 25 de janeiro de 2020 (um sábado) e tão somente começou os trabalhos na segunda feira, dia (27).

De cara já se deparou com o desafio de pagar algumas categorias que estava atrasada no mês de dezembro/19 – mais direcionadas a educação (professores) além de outras três lotações que não receberam os vencimentos de dezembro/19.

Primeira atitude para solucionar o problema encontrado, foi tomar pé da folha, checar a situação completa, levantar o valor estimado a ser paga, e as disponibilidades (financeira) pra quitar.

Segundo o secretário todo o problema gerado que criou expectativas nos servidores foi devido à própria transição de governo, aonde as contas do município se encontrava travadas para movimentação. As contas estavam bloqueadas, os bancos não liberaram as transações, as transferências que teriam que ser feita nas contas do município estavam inviáveis.

Só houve a liberação no dia7/Fev às 14/horas da tarde, e já às 16/horas foram feito os comandos devido o repasse do FPM, Fundeb, Saúde, no dia 30/Jan. Foi pago a folha de dezembro e uma parte de janeiro. Já na segunda feira, dia 10/fev. caiu à parcela do FPM e de imediato conseguiu-se quitar todas as folhas dos servidores, encerrando assim o dia com todos os desentraves bancários.

Outra situação encontrada pelo secretário foi que a folha de janeiro/20 já estava empenhada o pagamento do terço de férias de todos os servidores do município. Em uma atitude para corrigir as contas e poder efetuar o pagamento com folga e tranquilidade aos servidores, foi necessário retirar esse terço de férias da folha de janeiro empenhada, e redirecionar para o mês de fevereiro/20, que será pago integralmente aos servidores. É comprovado que estas inadimplências do pagamento dos salários e do terço de férias de todos os servidores foram em decorrência das distorções administrativas deixadas pela antiga gestão.

O secretário reconhece que foi tudo muito encima e fala: – “Assumimos no dia 27 e já estava se encerrando o mês de janeiro. Estava em vista também a folha de janeiro pra quitar. Foi feito todo o apanhado que devia em dezembro. Conseguimos enxugar o máximo a folha de janeiro. E iniciamos os pagamentos mais precisamente no dia 07 de fevereiro; foi feito o pagamento do atrasado de dezembro, e de algumas lotações já de janeiro. Seguimos o pagamento dia 10, 11 e 12 de janeiro, todos os servidores do município ficaram em dia. Fica claro que pouco mais de 15 dias foi colocada a folha de pagamento do funcionalismo público de Aparecida. Estamos trabalhando para pagar a folha de fevereiro, é a vontade do prefeito que seja pago no máximo até no dia 29, o último dia útil do mês de fevereiro, ou mesmo até antes, está sendo feito o levantamento pra que se concretize essa programação, se tudo ocorrer como o planejado, e diante do que já foi executado, estaremos efetuando num espaço de trintas dias quase três folhas consecutivas, o que é um orgulho pra nossa administração” – explicou.

Um das preocupações do secretário, e uma tendência natural a ser assumida da sua pasta, é manter a folha enxuta, no limite prudencial que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina.

Uma grande e boa novidade pensada pela secretaria, é que no mês de março estará lançando o Calendário de Pagamento dos Servidores – foi o que destacou o secretário: “Os servidores saberão mês a mês qual o dia receberão seus salários, para que possam fazer uma programação dos seus gastos mensais; a intenção é que possamos antecipar e organizar alguns dias antes para que o pagamento ocorra certo, ou seja, dentro do último dia do mês trabalhado. Essa iniciativa é fruto dos esforços que a secretaria de administração cria com o total apoio do prefeito Valdemir Oliveira; é algo novo, uma vez que identificamos que na gestão anterior, há bom tempo vinham efetuando pagamentos de servidores de forma aleatória. Uma classe recebia, outras deixavam de receber, um mês recebia o apoio e deixava atrasados outras lotações. Então agora, vão receber todo mundo de uma vez só, por igual” – garantiu.

Fabio Kamoto

Especialista em Marketing Político e Digital, Publicitário, Radialista, atua desde 2006 no jornalismo político. Passou pelas pelas Rádios Progresso e Jornal AM, Sousense FM, Líder FM e Mais FM.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo