Prefeitura de Vieirópolis promove campanha de vacinação contra a gripe influenza
A prefeitura de Vieirópolis montou um esquema especial para vacinar idosos e profissionais de saúde contra o vírus da gripe influenza A, que são H1N1 e H3N2, e B. O programa de vacinação começou nesta segunda-feira (23) nas residências dos idosos cadastrados do município e zona rural, e vai até o dia 15 de abril. O objetivo é imunizar aproximadamente 1.900 mil Vieiropolenses.
A campanha de vacinação deste ano teve a primeira etapa antecipada para facilitar o diagnóstico de pacientes com suspeita da Covid-19. Para tornar o processo de imunização mais ágil à prefeitura encaminhou as equipes até as residências de cada idoso nas comunidades, evitando aglomerações de filas, para os idosos não precisar sair de suas casas para receberem a dose da vacina.
“A estratégia dos nossos profissionais de saúde foi baseada na descentralização dos atendimentos para evitar aglomerações, o que é contraindicado nesse momento da pandemia mundial do coronavírus. Os idosos estão recebendo a vacinação em suas casas individualmente”, disse o prefeito Célio Aristóteles.
Para receber a vacina basta apenas apresentar um documento de identificação com foto.
Segunda e terceira etapas:
A partir do dia 16 de abril tem início à segunda etapa da campanha, com a vacinação de professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Professores têm que levar declaração da escola; doentes crônicos e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica com indicação para a vacina; forças de segurança e salvamento também precisam mostrar documento que comprove atuação profissional.
A terceira etapa inicia no Dia D de mobilização nacional, 9 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indivíduos de 55 a 59 anos, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional.